Hormônio GH
Resumo O presente artigo se apresenta como uma revisão de literatura a cerca das relações entre os Hormônios do Crescimento (GH), das Catecolaminas, do Cortisol e os níveis de glicose plasmática no corpo em atividade física. Com a base de nossos estudos referendados no livro fisiologia do exercício Energia, Nutrição e Desempenho Humano, quarta edição, (1998) e artigos recentes a cerca da atividade física e suas relações com o gasto energético. Onde o texto encontra-se subdividido em uma breve apresentação acerca dos conceitos de Hormônios e suas funções. Posteriormente que hormônios atuam direta e indiretamente sobre a glicose e concluindo seus principais agentes o glucagon e a insulina. E de forma concomitante as principais alterações que ocorrem com estes três hormônios quando o corpo se encontra em atividade, em indivíduos treinados e destreinados.
Introdução
Muitos estudos reforçam a tese, de que, a resposta aos estímulos (Informações provenientes do meio externo ou mesmo do meio interno) é controlada de três formas; - Pela contração dos músculos esqueléticos de todo o corpo; - Pela contração da musculatura lisa dos órgãos internos e; - através da secreção de Hormônios pelas glândulas exócrinas e endócrinas em todo o corpo 1. E com, este ultimo funcionando como intermediário entre a elaboração da resposta pelo sistema nervoso e a efetuação da resposta pelo órgão-alvo, sendo considerado como um outro controlador das funções corporais (reguladores fisiológicos)2. Ou seja, eles podem acelerar ou diminuir as velocidades de reações e funções biológicas que acontecem mesmo em sua ausência, fundamentais no funcionamento do corpo humano tanto em repouso quanto em atividade “Exercicio”.
Sendo transportados pela corrente sanguínea para todas as células do corpo, onde apenas determinados tecidos especializados têm a capacidade de reconhecer e responder a cada determinado hormônio (os