GH (Hormônio do Crescimento) - Perguntas e Respostas
A exemplo de muitos hormônios peptídeos, a secreção do GH surge de modo pulsátil. O pulso mais proeminente ocorre durante o sono, tendo duração de cerca de 1 hora. Em geral, são observados 4 a 6 pulsos, irregulares espaçados durante o resto do dia. Para obter informações confiáveis sobre a informação do hormônio do crescimento, os endocrinologistas recorrem a testes dinâmicos da capacidade secretora do hormônio do crescimento. Foram desenvolvidas diversas variações deste teste, objetivando a indução da liberação desse hormônio, seguido de coleta do sangue.
1 - Por que para mensurar os níveis de GH faz-se necessário à indução da sua liberação, e não simplesmente a coleta do sangue de forma basal (sem tal indução)?
Resposta - Foi constatado através de estudos, que a dosagem basal do GH no sangue, tem valores abaixo de 5ng/ml, na grande maioria dos indivíduos normais. Levando-se em consideração, que o GH é um hormônio sujeito a flutuações significativas, explica de apenas uma coleta isolada, muitas vezes, não ser o diagnóstico mais confiável, para o déficit ou excesso de secreção. Atualmente, tem-se mensurado os níveis do GH num período de 24hs. Ainda sim, há grande variabilidade na excreção de um dia para outro. Com isso, induzindo a sua liberação, a obtenção de diagnóstico dos níveis séricos do GH, seria medido com mais eficácia.
2 - Que (quais) substancia (s) é (são) usadas nesse tipo de exame?