Educacão
Epistemologia e Didática
Metáforas Novas para Reencantar a Educação -
Epistemologia e Didática
Trabalho apresentado à Disciplina Profissional da Educação do primeiro semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro sob orientação da Prof.ª. Rubia Paula.
Atividades - HUGO ASSMANN – (Revista de Educação – PEB-II, pag.6, FEV/10 – Apeoesp)
1- Quando e como Assmann afirma sobre a melhoria pedagógica?
ASSMANN afirma que o processo educacional, a melhoria pedagógica e o compromisso social têm que caminhar juntos, e o momento é agora. Somente um bom ensino não significa que há uma boa aprendizagem, há uma pressuposição errônea de que uma boa pedagogia se restringe a um bom ensino, mas é uma via de mão dupla. No futuro não haverá sobreviventes em meio à competitividade crescendo no mercado, sem uma educação fundamental que lhes dê instrumentos para aprendizagens diversas na vida, ou seja, competências mínimas e flexíveis para atuarem no mundo contemporâneo. A qualidade se refere a isto, dar subsídios, onde os alunos sejam competentes suficientes para suprir suas necessidades básicas de aprendizagem, pois na vida, todo momento estão aprendendo, literalmente é o “aprender a aprender”.
2- Como o autor fala sobre a Escola?
A escola não deve ser concebida como simples agência que repassa conhecimentos prontos e acabados, e sim um local privilegiado que propicie vivências personalizadas do aprender a aprender. Não podemos conceber uma pedagogia diferenciada sem flexibilidade, flexibilidade de um conhecimento personalizado e de uma ética social democrática. A escola teve êxito em sua universalização, num primeiro momento o foco era quantitativo “acesso para todos”, mas o foco neste segundo momento é qualidade. Cobra-se da