educacão a distância
Introdução
Atualmente é comum ouvir falar em Educação a Distância. Esta é uma modalidade de ensino que está sendo muito utilizada por aqueles que não disponibiliza de tempo. A EaD provocou uma mudança nos papéis tradicionais de ensino.
Ser aluno de Educação a Distância é um tanto diferente de tudo quanto estamos acostumados, e advindo do modelo presencial. É necessário ter autonomia e ser proativo.
O aluno
Embora pareça simples, os cursos da Educação a Distância exigem do aluno um perfil diferenciado e mais maduro, comparando com a prática presencial. Para obter um bom aproveitamento do curso o aluno deve adquirir algumas características:
Assumir responsabilidade no período de aprendizagem;
Automotivação;
Dedicar a realização das atividades propostas;
Administrar o tempo para estudos;
Ter interesse por pesquisas;
Valorizar a interação em sala, virtualmente ou fisicamente.
Estes são alguns pontos importantes no perfil do aluno. Os alunos que se prestam a encarar um estudo virtual devem estar certos de que podem administrar bem o tempo que tem, além de ter um perfil dinâmico, independente e disciplinado. Por mais que os cursos ofereçam suporte de professores, é preciso ter em mente que esse tipo de método exige que o aluno seja um tanto quanto autodidata.
O aluno que entra em um curso técnico EaD assumi um compromisso perante a formação e capacitação profissional, sabendo que sempre será o responsável pela sua caminhada e devendo tomar decisões, opções que permita organizar o tempo para alcançar o sucesso tão almejado nos estudos. O aluno EaD também deve estar atento e disciplinado em relação às atividades e cronogramas do curso, para evitar que o ritmo de estudo diminua ao longo do tempo.
O que define o aluno EaD
Organização o tempo
Definir o tempo necessário de dedicação aos estudos e respeite-o. Ainda que a educação a distância permita realizar simultânea atividades (trabalho, família, entretenimento)