Educacao
A experiência, a observação e a exploração do meio, trás a criança conhecimento e possibilita a reorganização do seu pensamento, abrindo a possibilidade de soluções para novas buscas. A criança é o resultado das suas vivências, seja sozinha ou em grupo. A família entra aqui, como grande alicerce desta aprendizagem, pois é com os pais que ela passa a maior parte do tempo.
Na escola, a criança também vivência e conquista muitas coisas. O professor também tem um papel importante na formação dela, mas ao contrário do que alguns pensam, ele será um “mediador” desta aprendizagem. Ele possibilita e favorece novos conhecimentos, que podem ou não ser absorvidos pela criança, dependendo dos seus desejos e necessidades.
Para entender como a criança aprende, temos de levar em conta, como questão básica a sua realidade pessoal. Isso significa que essa realidade é bastante diferente de uma pessoa para outra. Essa diferença se expressa em características de personalidade, ritmos distintos na execução de tarefas e formas peculiares de interpretar o que acontece ao seu redor, sobretudo nas suas relações interpessoais.
Destacando as diferenças de ritmo, percebemos que existem ritmos diferentes não só para a realização de tarefas como também no desenvolvimento pessoal (físico, intelectual, emocional e social), o que é básico para a formação da criança no contexto da sua individualidade. Isso nos mostra o que comumente observamos numa sala de aula, quando crianças diante da mesma tarefa, reagem de formas diversificadas. Para que o professor seja bem sucedido na sua tarefa de ensinar, é preciso, portanto, ajustar-se às expectativas sociais (as que dizem respeito