Fisica
Esse trabalho foi realizado com o objetivo de explicar como, e em que, usamos a física cinemática. Muitos alunos dizem que o estudo da física não vai servir em nada em nossas vidas. Pelo contrario, a física no ensino médio, vem nos ajudar a compreender certas coisas que muitas vezes se passam por despercebido. Um exemplo simples está nos semáforos, nas zonas verdes, onde é possível que um carro em uma determinada velocidade consiga passa por todos os sinais de uma avenida sem precisar parar o carro. Isso só é possível graças aos estudos da física.
Índice
Introdução do experimento 05
Colocando o experimento em pratica 06
Conclusão do experimento 06
Bibliografia 07
Relatório do trabalho 08
Introdução
A aceleração é interpretada como sendo a rapidez com que varia a velocidade escalar. Em nossas experiências do dia-a-dia observamos que dificilmente um carro, por exemplo, manterá sua velocidade constante. À rapidez com que se move um carro, ou qualquer outro objeto, damos o nome de velocidade. Um carro inicia seu movimento em baixa velocidade, quando então começa a desenvolver velocidades cada vez maiores.
Como exemplo, vamos analisar a aceleração da Ferrari F40 Segundo o fabricante, este automóvel pode atingir a velocidade de 100 km/h em aproximadamente 4,0 segundos (pra ser mais exato, 3,9 segundos)
Colocando em pratica
Primeiro, convertermos esta velocidade de km/h para m/s. Para isso dividimos 100k/h por 3,6. Logo, podemos afirmar que 100 k/h é igual a 27,7 m/s
A aceleração media é representada na forma matemática assim:
Então substituímos os valores e equacionamos:
Então podemos afirmar que a máxima aceleração atingida por este automóvel é de 6,92 m/s².