educacao
ÉTICA E EDUCAÇÃO
A formação do homem no contexto de crise da razão
Resenha apresentada ao curso de Mestrado em Ciências da Educação, como requisito avaliativo da disciplina: Fundamentos Sócio-antropológico e Ético da Educação, sob a orientação do Profº Dr. Jorge Néris.
Feira de Santana – BA
Abril – 2012
OLIVEIRA, Renato José de. Ética e educação: a formação do homem no contexto de crise da razão. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 33-41, 1996.
O artigo abordando aspectos como; a ética no espaço atual, a crise da razão moderna, o papel da educação e tem por objetivo discutir as relações entre éticas e educação, contribuindo para a reflexão da educação na formação do individuo frente à crise da razão, uma vez que, as questões éticas ultrapassam o cotidiano das relações humanas.
O texto reflete a cerca do desafio que nós educadores temos frente a um mundo com tantos avanços tecnológicos paralelos a miséria, a fome e a violências. Onde as ações pedagógicas, nos mais diversos meios, se processam com diferentes concepções de homem e mundo, pondo em riso os direitos da cidadania diante de tantas desigualdades sociais e onde a Lei de Gerson é operante. Citando Baudrillard (1995) para a sustentação da tal lei, o mesmo afirma não haver mais a possibilidade de fazer a crítica racional dos valores, visto que o sistema a converte em reafirmação de si mesmo.
O momento atual é visto como de transição, marcada pelo fim da centralidade da razão e aponta o fenômeno do tribalismo mencionando Maffesoli (1995), pessoas se fechando em guetos. Porém, o resultado de tal situação pode ser construir ações solidárias, bem como, fanatismos, argumenta o autor.
A ética é abordada fazendo-se uma analogia com uma solteirona, visto que em alguns momentos estava esquecida e volta a ocupar notoriedade. Para diferenciar a moral da ética o autor cita alguns autores, entre eles; Kant, que relaciona a moral a conduta