educacao fiscal
Em entrevista dada para o jornal Folha de São Paulo, no dia 24-01-1999, Milton Santos afirmava que : (...) “ a educação deve ser concebida para atender, ao mesmo tempo, ao interesse social e ao interesse dos indivíduos. É da combinação desses interesses que emergem os seus princípios fundamentais e são estes que devem nortear a elaboração dos conteúdos do ensino, as práticas pedagógicas e a relação da escola com a comunidade e com o mundo.”
Partindo deste princípio, o presente projeto visa, sobretudo, despertar a criticidade da comunidade em relação ao consumo consciente, despertar o reconhecimento dos alunos enquanto sujeitos históricos, membros de uma sociedade resultante da lógica capitalista.
Justificativa:
No contexto atual, o cotidiano escolar é reconhecido como parte integrante da formação individual, visto que é na escola em que os sujeitos constroem o seu conhecimento, modificando-se em ações concretas que intervenham de modo criativo, solidário e organizado na sociedade.
Ao reconhecermos nossa sociedade como resultante da lógica capitalista, constatamos que as diversas mudanças econômicas e tecnológicas de tal sociedade, tendem a levar as pessoas a serem cada vez mais materialistas e individualistas, levando-nos à uma reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento de uma cultura cidadã, dentro do universo escolar.
Objetivos:
Incutir o hábito do consumo consciente, desenvolver a criticidade em relação a dinâmica capitalista, compreendendo conceitos pertinentes ao tema, tais como: alienação, capitalismo, massificação, consumismo, propaganda, mercado, marketing.
Construir situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de valores, atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação indivíduo/Município/Estado.
Sensibilizar a comunidade escolar para a função social de tributo, com vista a formação do estudante e ao exercício da cidadania, orientando-os a competência e