Educa O E Tecnologia
Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papeis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante.
Ainda para Freire, no processo pedagógico, alunos e professores devem assumir seus papeis conscientemente – não são apenas sujeitos do “ensinar” e do “aprender”, e sim, seres humanos com histórias e trajetórias únicas. Para o educador, no processo e ensino-aprendizagem é preciso reconhecer o Outro (professor e aluno) em toda sua complexidade, em suas esferas biológicas, sociais, culturais, afetivas, linguísticas entre outras.
O ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular (formal) e os conteúdos únicos (vivências, história, individualidade) tanto do professor quanto do estudante. http://educacaointegral.org.br/glossario/ensino-aprendizagem/ Tecnologia que se mescla na educação
Professor coordenador, motivador, elo da união do grupo,
Aluno executar atividades,co-pesquisador, reponsavel pela riqueza, qualidade e tratamentos das informações coletadas. http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862 Esse ideal deve-se iniciar na escola , com professores despertando o desejo e a autonomia nos seus alunos de contruirem o seu próprio processo de aprendizagem que se estende a suas vidas fora do ambiente escolar. Como muito bem nos adiverta Paulo freire (2005), todo o individuo, além de ter acesso a educação,deve goza-la de forma livre ,autônoma, idependente de conceitos e teorias fragmentadas:
A educação que se impõe aos que verdadeiramente se comprometem com a libertação não pode fundar-se numa compreensão dos homens como seres vazios a quem o mundo ‘encha’ de conteúdos; não pode basear-se numa consciência espacializada, mecanicista