A tecnologia que educa
Os recursos midiáticos como recursos pedagógicos Computador, notebook, celular, tablet, iphone, ipad, ipod, televisão, leitores de cd, DVD e bluray, chip, pen drive... Estes são apenas alguns, de muitos recursos tecnológicos presentes na atual era em que vivemos, a era digital.
Desde muito tempo fazemos uso da tecnologia. Há cerca de 6000 anos surgiu a maior invenção tecnológica, a roda, sendo esta de extrema importância para nossa vivência hoje, contribuindo positivamente para o progresso humano. A tecnologia é vista como um meio facilitador da vida diária de cada indivíduo e a cada dia vem evoluindo de uma forma muito rápida, tornando-se um fator de grande predominância em nossa atualidade.
E por que não usar alguns recursos que essa tecnologia nos proporciona como uma ferramenta didática pedagógica? Uma ferramenta a fim de ensinar, educar e inserir as crianças neste atual mundo no qual vivemos. A tecnologia pode contribuir de maneira muito positiva, se corretamente utilizada, no desenvolvimento e aprendizagem destas.
É de extrema importância que, desde cedo, o ser humano já tenha maior contanto com a tecnologia, e a escola, como um ambiente de vivência diária durante o período da infância até a adolescência, tem um papel significativo para a inserção do indivíduo em meio à sociedade já moderna, capacitando-o ao convívio social.
E, ao fazermos esta relação da tecnologia com a educação, o que vem primeiramente em nossa mente? O computador, é claro, certamente é o recurso de mais acessibilidade para as crianças. O uso deste instrumento nas escolas já é comum, algumas ainda não têm esse acesso, mas na maioria das instituições de ensino o computador já está presente. Esse recurso proporciona diversas finalidades de uso educacional, como recursos de multimídia, respostas imediatas e virtualidade das informações processadas. Com o uso da tecnologia, o professor pode enriquecer muito o processo de ensino-aprendizagem, facilitando e