EDUCA O E SOCIEDADE ANTIGAS NA FRICA
UNESP – CÂMPUS DE MARÍLIA-SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO I - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
CAMILA MACHADO ALENCAR
CLAUDIA SILVA DE SOUZA
MARIANE NUNES RODRIGUES
THAÍSE STRAPAICCE DE SOUZA
TIAGO DA SILVA GIMENES
Marília - SP
2015
Trabalho apresentado à disciplina de História da Educação I da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília-SP, para obtenção de nota parcial.
Professora: Drª. Emery Marques Gusmão.
Marília - SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE ANTIGAS 7
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - TRANSIÇÃO 10
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE ATUAIS 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
Marília - SP
2015
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE ANTIGAS E ATUAIS NA ÁFRICA
INTRODUÇÃO - Interculturalidade e Educação
Não se pode separar cultura e educação, pois educação é uma questão de cultura e vice-versa. Em Moçambique, na abordagem sobre educação colonial e pós-indepêndencia (1975 – 1990), observou-se que a educação estava alicerçada em uma só cultura. Durante a colonização, o conhecimento de maior valor passou a ser a cultura portuguesa, nos primeiros anos da independência a base para a educação partiu dos ideais socialistas. Através da realidade sociocultural perceberam que cada grupo deveria receber uma educação conforme seus propósitos étnico-linguísticos e que suas tradições deveriam ser vistas como tendo maior valor educativo.
A educação tem um conceito tão amplo quanto o da cultura, Immanuel Kant idealiza a educação como sendo uma arte do ser humano, “do cuidado de sua infância, a disciplina e a instrução como a formação” (2006, p. 11). Sua finalidade seria o desenvolvimento pleno do ser humano. Para o sociólogo Émile Durkheim “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social. Tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certos estados