EDUCA O E DIVERSIDADE
POLO SEMIPRESENCIAL DE PROMISSÃO - SP
PEDAGOGIA – 1ª SÉRIE
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
ACADÊMICOS
ANETE IGARASHI RONQUI – RA: 1708161763
DANIELLE MONTEIRO – RA: 1708153880
FLÁVIA APARECIDA EVARISTO – RA: 1708157654
JESSICA PAULA TIMOTES ALMEIDA – RA: 1708160488
MARIA LUIZA BOTTIN – RA: 1708159201
ATPS: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutora: Fernanda A. Massari Qader
Promissão – SP
29/03/2015
Objetivo
Expor os conhecimentos que um pedagogo deve aprender e colocar em prática, numa sala de aula, no ambiente escolar com seus alunos, fazendo com que os mesmos sintam-se acolhidos e com liberdade de expressão. Tornar as festividades escolares prazerosas, sem preconceitos com suas respectivas famílias, sejam elas cada uma com suas diferenças. Seja qual for a escola e o professor, ambos devem estar de braços abertos a todos alunos.
Introdução
O Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar nas diferenças parece contradição? Perante a Lei está igualdade é relativa aos Direitos e Deveres? As diferenças referidas são de valores, de costumes etc? Trata-se de raças diferentes entre si?
No Brasil, o multiculturalismo não deveria representar dificuldades, afinal, a sociedade brasileira resulta de misturas de raças (negra, branca e índia), cada uma com suas diversidades e diferentes identidades, adaptando-se umas às outras numa “quase reciprocidade cultural”. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco, nem índio, que tão pouco é negro, mas que é simplesmente “brasileiro”. Filhos desse hibridismo, e tem uma característica marcante; o fato de abrigar diversas culturas. Nós brasileiros deveríamos lidar facilmente com as diferenças, mas, não é bem assim que ocorre.
A adaptação de diversas culturas nos contextos sociais não é especialidade do mundo globalizado. A adaptação das culturas é algo próprio de