EDUCA O E DIVERSIDADE
Direitos Humanos é o reconhecimento do valor da pessoa humana. Os indivíduos podem nascer diferentes, desiguais, mas estamos aqui , todos componentes de um mesmo planeta .
A expressão DIREITOS HUMANOS, surgiu basicamente em 1960.
Antigamente éramos apenas um ajuntamento de indivíduos, e com o tempo, depois de muitas barbaridades e atrocidades, foi-se criando forças para chegar até onde chegamos (DIREITOS HUMANOS LEI),que é o inicio de uma nova esperança, de uma nova condição de vida em sociedade.
E não se pode falar em Direitos Humanos sem se falar em pluralidade cultural, pois nos quanto sociedade somos formados de enumeras etnias; somos filhos de índios ,de negros ,de portugueses ,de franceses chineses e etc...existem diversidades culturais, religiosa e outras.
Então para que os Direitos Humanos realmente sejam efetivados e deixem de ser meramente declarações de boas vontades dos Estados.
Tem que existir varias medidas , mais a principal, parte de nós mesmos como individuo , precisamos nós mesmos cada um com suas diferenças, efetivar um passo chamado respeito.
A INVENÇÃO DA INFANCIA
Respeitar as diferenças
Denise Pelegrini
(novaescola@atleitor.com.br)
Só assim se consegue afastar o fantasma do preconceito e formar jovens mais tolerantes Foto: Fernando
Vivas
• Muitos professores que trabalham em escolas públicas de periferia comentam que as turmas, com o passar dos anos, vão "clareando".
Grosseira, a expressão indica que há menos alunos negros na 7ª e 8ª séries do que na 1ª. A cruel constatação, no entanto, não significa o reconhecimento de que existe preconceito na escola. Pesquisa realizada pela professora Irene Sales de Souza, da Universidade
Estadual Paulista, em Franca, mostrou que 83% dos 200 entrevistados negaram já ter presenciado situações de discriminação no ambiente escolar, apesar de todos serem unânimes em afirmar que existe racismo no Brasil! Por isso, está mais do que na hora de abordar essa
difícil