Educa O Profissional
Yan Carlos
RUMOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL NO BRASIL
As mudanças profundas pelas quais vem passando o mundo, produziram transformações na prática social e no trabalho.
Por isso, verificamos em todo o planeta uma grande inquietação nos meios ligados ao setor educacional, provocando reformas que buscam sua adequação às novas exigências. Surge novas profissões.
Desaparecem outras.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
É um conceito de ensino abordado pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo
Decreto 2.208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004.
O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações. HÁ TRÊS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL SEGUNDO A LEGISLAÇÃO
BRASILEIRA
Nível básico: Voltado para pessoas de qualquer nível de instrução e que pode ser realizado por qualquer instituição de ensino.
Nível técnico: Voltado para estudantes de Ensino Médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia das secretarias estaduais de educação. Há a opção de se fazer esses cursos integrados com o ensino médio ou separados.
Nível tecnológico: Realizado apenas por instituição de ensino superior (faculdades ou universidades).
A educação dita secundária ou secundária superior, a que corresponde o ensino médio no
Brasil, é a grande questão com que se debatem atualmente os sistemas educacionais.
Como conciliar os objetivos de preparação para o prosseguimento de estudos, de preparação para o trabalho e de desenvolvimento pessoal nos cânones contemporâneos? Que vínculos estão sendo estabelecidos entre a educação geral e a educação profissional? Os grandes desafios que esses sistemas enfrentam assumem na realidade brasileira características