Educa o Profissional e educa o n o formal
Nível Básico: Voltado para estudantes e pessoas de qualquer nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino.
Nível Técnico: Voltado para estudantes de ensino médio ou pessoas que já possuem este nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia das secretarias estaduais de educação ou secretarias estaduais de ciência e tecnologia, dependendo do estado.
Nível Tecnológico: Voltado para pessoas que terminaram já o ensino médio e que queiram cursar um ensino superior tecnológico. Pode ser realizado em qualquer instituição de ensino desde que a mesma tenha autorização do ministério da educação.
Já a Educação não-formal caracteriza-se como uma educação organizada e sistemática porém realizada fora dos parâmetros do sistema formal de ensino. Por meio da educação não-formal, com atividades extra-classe, podemos levar os alunos a visitar outros espaços, dentre eles, centros de ciência e as próprias universidades. As atividades são variadas podendo assim ser trabalhada diferentes metodologias e até mesmo as mais lúdicas, diferentes do que é habitual no ensino.
Existem várias escolas adeptas de uma educação formal atribuídas de uma educação não-formal que ajudam e agregam na formação dos estudantes como no caso de uma escola agrícola que além do ensino técnico científico faz também aulas práticas nas hortas e viveiros e assim vivenciando uma nova experiência de uma forma mais prática. O estudo, a parte da teoria é importante, mas a prática, “mão na massa” é importante para quando os alunos estiverem fora das escolas e ingressar no mercado de trabalho.