Arte Criatividade E Recrea O
Curso de Pedagogia
ATPS DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
5º Semestre A /2014
Nome Completo
RA
Talita Viço
5322979999
Evelin Aparecida Sanches
5570138746
Andréia Magevski Leite
Genciana G. da Silva Queimado
5724164775
5322103810
Introdução
Neste texto citaremos a ação da educação não-formal e a probabilidade desta ação na sociedade, Educação não-formal são as atividades ou programas organizados fora o sistema regular de ensino, com objetivos educacionais bem decididos. A Educação não-formal vem assumindo grandes extensões na área da educação na sociedade atual, um exemplo isso são as crescentes ações de instituições tanto governamentais, quanto não governamentais, prioritariamente no atendimento a criança e ao adolescente, a ação da educação não-formal se diferencia como uma prática lúdica, cultural política e social.
Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação. (FREIRE, 1997, p.50).
Educação não-formal
A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino, a educação não-formal não se submete a ordenamentos jurídicos do Estado, compreende toda atividade educativa organizada e sistemática que ocorre fora do sistema oficial de ensino, com o objetivo de facilitar determinados tipos de aprendizagem a grupos específicos da população. Refere-se àquelas “atividades com caráter de intencionalidade, porém com baixo grau de estruturação e sistematização, implicando certamente relações pedagógicas, mas não formalizadas”. (LIBÂNEO, 2008, p. 89).
As atividades educacionais, apesar de