Educa o Profissional e Educa o em Ambientes n o Escolares etapa 2
Etapa 2
Associativismo no Brasil e os projetos sociais
Nosso ATPS pede que respondamos a seguinte pergunta: O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?
Vamos falar inicialmente sobre uma pesquisa realizada sobre a atuação do pedagogo nesses ambientes não escolares, mas em ambientes de inserção social, definidamente em projetos sociais.
Tratou como problema de pesquisa na UniFMU por meio da habilitação do curso de Pedagogia: Supervisão de Ensino nas Empresas (Treinamento e Desenvolvimento), do Projeto Educação para a Solidariedade no Módulo: Orientação Vocacional e Preparação para o Mercado de Trabalho e também através do curso de Pós Graduação: Pedagogia Empresarial, pudemos ver e acompanhar de perto o Pedagogo buscando sua formação para a atuação em ambientes não escolares. (Ceroni, 2014).
Estes dados apresentam os resultados obtidos com relação ao perfil do pedagogo que atua em espaços não escolares, realizados sob o enfoque do novo profissional exigido pela sociedade contemporânea, ressalta a integração da dimensão teórica com a prática do dia-a-dia. Isto é, permite garantir a articulação entre as abordagens da gestão do trabalho administrativo, pedagógico e comunitário, além da educação profissional, desenvolvidos em espaços não escolares. (Ceroni, 2014). Complementadas pela compreensão que tem o SEBRAE:
Para o SEBRAE, a associação é qualquer iniciativa formal ou informal onde reúne pessoas físicas ou mesmo instituições jurídicas com objetivo em comum, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses. (sebrae. 2014). E lá, há valorização de profissionais das aeras relacionadas às suas temáticas, entretanto há uma valorização do pedagogo também, e não apenas, na produção do projeto pedagógico de um determinado curso ou palestra, mas também no seu conceito,