Estudo De Casos
Doralice é uma trabalhadora doméstica, recebe um salário mínimo por mês, que é responsável pelo sus tento de toda a família, composta por três filhos, Felipe da Silva, 15 anos, Emanuela Cintia da Silva, 6 anos, e outro menino Atônio Fernando, 4 anos. Todos eles de pais diferente, que nunca assumiram os filhos, e um deles o mais novo não se sabe quem é o pai.
Além de trabalhar fora o dia todo, Doralice ainda enfrenta o problema da falta de Creche próximo a sua casa, seu filho pequeno estuda próximo ao seu trabalho, ela o leva pela manhã e retorna com ele as 17 horas, todos os dias úteis da semana.
O Conselho Tutelar da Cidade de Macaiba, recebeu uma denúncia que o mais velho acompanhado de outros adolescentes do bairro, assaltaram uma farmácia e por isso o mesmo foi encaminhado para os programas de atendimento social, não sabemos descrever qual deles receberam o adolescente que terá que cumprir medida sócio-educativa.
A assistente social foi enviada para o local de sua residência para que pudesse realizar um estudo social da família de Doralice da Silva, 37 anos. Com isso será enviado para este Conselho Tutelar e demais órgãos da justiça com o intuito de resolver a problemática enfrentada.
Durante a escuta no Conselho Tutelar o garoto afirmou que fez isso, porque estava precisando de dinheiro para ajudar a sua mãe nas despesas da casa, pois além dela assumir todas as despesas de alimentação, tem que pagar aluguel e outros.
Estudo de Caso 2
Maria das Vitórias Marcelino, 62 anos, é casada com o senhor Benedito Costa, 75 anos. Com essa união nasceram 6 filhos, alguns já residem em suas próprias casas, somente dois deles permanecem em casa.
O senhor Manoel Costa, 30 anos, filho do casal é alcoólatra, já se envolveu em vários roubos na cidade, para manter o vício. A quem diga que também faz uso de drogas, tem dois filhos, porém nunca pagou pensão para eles. Sua esposa Mariana já deixou por causa da cachaça. Faz mais de 3 anos que são