Trabalho de Anal tica
Questão 1
Primeiro: Segundo: numero de algarismos significativos: 6 | numero de algarismos significativos: 6 numero de decimais: 4 | numero de decimais: 4 incerteza: no ultimo algarismo, no caso o 1. | incerteza: no ultimo algarismo, no caso o 1.
Questão 2
O número de algarismos significativos expressa a precisão de uma medida sendo que o último algarismo é duvidoso. Para expressar toda e qualquer medida experimental é preciso conhecer os algarismos significativos.
Arredondamentos: deve ser feito somente no resultado final. Não deve ser aplicado a cálculos e resultados parciais, pois acarreta erros de arredondamentos.
1. Se o dígito a ser arredondado é < 5:
Manter o algarismo anterior
Exemplo: 0,523 será arredondado para 0,52.
2. Se o dígito a ser arredondado é >5:
Adicionar uma unidade ao algarismo anterior.
Exemplo: 44,8 será adicionado para 45.
3. Se o dígito a ser arredondado é =5: a) manter o anterior se ele for par.
Exemplo: 0,525 será arredondado para 0,52. b) adicionar uma unidade ao algarismo anterior se ele for ímpar.
Exemplo: 237,5 será arredondado para 238.
Zero à esquerda: os zeros à esquerda servem apenas para indicar a posição da casa decimal e por isso não contam como algarismos significativos. Só contam quando estão entre dois algarismos ou ao final do numero, à direita.
Adição e Subtração: Quando duas ou mais quantidades são adicionadas ou subtraídas, o resultado da soma ou da diferença deverá conter tantas casas decimais quantos existirem no fator com o menor número delas.
Multiplicação e Divisão: O resultado deverá conter tantos algarismos significativos quantos estiverem expressos no fator que possui o menor número de algarismos significativos.
Logaritmo: O logaritmo de um número deverá ser expresso com tantos dígitos à direita do ponto decimal quantos forem os algarismos significativos do número original.
Potência: