Fundamentos e metodologia de ci ncias etapa 1
Etapa 1
No Brasil, estudos relacionados ao currículo das ciências e história da educação mostram que no ano de 1950, que as disciplinas científicas tinham carga horária menor que as de humanidade. O ensino do latim era maior nos currículos do ensino secundário, enquanto, no currículo do ensino primário, as ciências naturais passaram a constar de forma efetiva a partir da década de 1970, quando foi promulgada a Lei 5.692/71, a qual reestruturou os níveis de ensino e tornou o ensino de ciências obrigatório nas oito séries do 1º grau(KRASILCHIK, 1987; LOPES, 1998; ROMANELLI, 2007).
A matéria de Ciências é um produto social, com o passar da sua história passou por dominação dos diversos métodos que acontecia perante a sociedade. O ensino de Ciências tem uma historia passada transformadora. Aconteceram transformações nas escolas, na construção da educação dos docentes, nos recursos educativos, nos livros didáticos utilizados e no domínio geral. Nos tempos passados com o crescimento da industrialização acelerada,gerou vários problemas relacionados ao meio ambiente. Objetivo do ensino das Ciências, educarem raciocínio lógico e desenvolver a capacidade de observação.Critérios recomendados às aulas temporárias mediante debates, vários estudos para solução de problemas, dando prioridade as voltadas para o dia-dia dos alunos. Nos anos 50 - transferir conhecimentos atualizados. Anos 60- Experimentar critérios científicos, e com mais debates de pesquisas. Anos70 Estimular a pratica de pensar logicamente e criticamente.
Jogos e simulações.
Anos 80 Pensar sobre as sugestões sociais do conhecimento cientifica , para soluções de problemas.Compreende-se que a concepção educacional como organização de uma nova escola, pois confiava-se que, só assim, a educação poderia se tornar melhor. A mesma enxergava a escola como algo permanente na educação do novo ser. Ainda caracteriza, em todo o seu projeto pedagógico, a importância de se iniciar as