Educa O Popular
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
EDUCAÇÃO POPULAR
ANTONIA ROSIANA DE MOURA
Fichamento do texto: SALES, Ivandro da Costa. Educação popular: Uma respectiva, um modo de atuar.
Educação
“A literatura pedagogia e de educação popular insistem muito na produção e transmissão de conhecimentos e conteúdos, em conhecimento de teorias e metodologia, em produção e circulação de informação. Enfim, insistem bastante na dimensão intelectual da educação.” (p.11)
“O conhecimento é uma dimensão do saber. É sua dimensão intelectual. O saber é o sentir/ pensar/ agir das pessoas, grupos, categorias, classes sociais. O saber inclui, portanto, a dimensão intelectual, a dimensão afetiva e a dimensão prática. O saber é a cultura.” (p.111)
“O saber é sabedoria ou idiotice. É modo de atuar profundo, tranquilo coerente ou modo de atuar confuso, incoerente, inseguro.” (p.111)
“Educação não é, portanto, o processo de produção, transmissão, reprodução de conhecimento. É a produção ou reprodução de modos de sentir/ pensar / agir.” (p.112)
“A não consideração dos sentidos, dos sentimentos e dos modos de agir das pessoas têm péssimas implicações na pratica educativa: Desqualificam- se dimensões fundamentais da vida das pessoas, o que do ponto de vista da Educação Popular que se pretende, significa desqualificação e empobrecimento das pessoas, não se vivencia a participação, ao se impor às pessoas e grupos alguns objetivos, conteúdos, metodologia e formas de gestão que não tem ressonância e importância em sua vida.” (p.112)
Educação e sociedade
“O processo de produção, reprodução, elaboração de modos de sentir/pensar/ agir faz parte e estar em função de um contexto de interesses econômicos, políticos, culturais, afetivos religiosos, alguns já firmados e tentando se perpetuar. Outros negados, mas lutando para se afirmar.” (p.113)
“No capitalismo, as pessoas e todos os outros elementos da natureza ou são, ou podem ser