Educa o contempor nea
Mirian Aparecida Pereira Nogueira
Silvia Santos de Oliveira
Pamela Lemos da Silva
Márcia Dejanira de Biasi
Yasmin Roberta da Silva
Educação na Idade Contemporânea
São Francisco do Sul
15/03/2014
Sumario
Introdução 3
Nova escola e escola ativa 4
Educação em liberdade 4
Educação socialista 4
Educação libertadora 5
Educação permanente 5
Educação permanente 6
Educação permanente 7
Conclusão 8
Introdução
Veremos neste trabalho a seguir a evolução do nosso sistema de educação no passar dos tempos, como vários pensadores colocaram em palavras seus métodos e também como a tecnologia pode ajudar ou interferir neste processo. Mas veremos também como o processo de educação de adultos pode ajudá-los a conhecer seus direitos e deveres.
Educação contemporânea
No século XX surgiram vários movimentos, experiências e teorias educacionais destinadas a renovar os métodos da escola tradicional. Assim, a herança dos conhecimentos pedagógicos do século XIX permitiu que se chegasse ao século XX a um conceito bem mais pragmático da educação.
A nova escola e a escola ativa: A chamada “escola nova” abarcou várias correntes pedagógicas. Reagindo contra a organização tradicional do ensino em compartimentos estanques, o médico e educador belga Ovide Decroly criou o método globalizador, que se concentrava no princípio do interesse da criança. Já o francês Célestin Freinet valorizou o ensino baseado em métodos ativos e no trabalho de equipe como meio de formação do educando, centralizando as atividades escolares em torno do uso da imprensa na escola.
A partir do principio de que o ensino simultâneo não levava em conta as diversas aptidões e tipos de inteligência dos alunos, procurou-se estabelecer a “diferenciação pedagógica” em graus e ciclos sucessivos, da qual já se havia cogitado anteriormente. Desse sistema, a pedagogia passou à individualização do aprendizado, no que sobressaiu o