A influência da mídia e a construção do senso crítico - Alice Xavier
ALICE XAVIER*
Resumo
A mídia está sempre presente na vida de toda a sociedade. Com isso, navegar na internet, assistir à TV, ouvir rádio e estar conectado às redes sociais são práticas do cotidiano de quase todas as pessoas. Assim, todos os acontecimentos do mundo chegam a todos em grandes proporções. Todos os veículos mencionados influenciam a sociedade, e, de forma indireta, na educação. Este artigo procurou investigar como a mídia exerce essa influência na educação, como formadora do senso crítico, mostrando como essa influência é feita sobre jovens e adultos, a partir de uma pesquisa qualitativa, sobre um tema polêmico e de conhecimentos de todos. Palavras-chave: Educação. Mídia. Influência. Senso Crítico.
1. Introdução
Os veículos de comunicação têm o objetivo de informar sobre qualquer tipo de assunto, independente se eles apresentam o seu ponto de vista, de acordo com seus próprios interesses ou não. Sabe-se que tais tendências dizem respeito à ideologia que esses meios possuem, com o objetivo de ganhar leitores, ouvintes ou telespectadores, e assim propagar essa ideia.
Quando a mídia veicula um determinado assunto, este pode chegar ao receptor de diversas formas, não importando se o próprio veículo pretendia uma determinada mensagem, ou não.
O que é interessante destacar é a maneira como essa mensagem é recebida, bem como os efeitos que ela pode causar e mais, a preocupação que se deve ter, pois pode influenciar de tal forma a: mudar comportamentos, causar alienação, violência, choque entre culturas, senso crítico ou simplesmente informar.
Nos dias atuais nota-se como a mídia tem exercido mudança de comportamento de diversas pessoas, bem como a propagação de ideias distorcidas, imagens constrangedoras e opiniões sem fundamentos, regidas de ódio, intolerância, preconceito e discriminação.
Sendo assim, a mídia influencia também nos processos pedagógicos, além de ter o poder de alterar comportamentos e