Análise do filme "young mr. lincoln", dirigido por john ford
Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural
Disciplina: História Social da Arte e da Cultura
Professora: Teresa Amado
Aluna: Verônica Fernandez Mattos da Silva
Número: 11019
ANÁLISE DO FILME YOUNG MR. LINCOLN
O presente trabalho discute as relações proposta pelo filme Young Mr. Lincoln, dirigido por John Ford em 1939, enquanto património, a partir da perspetiva da história social da arte e da cultura. O objetivo é compreender o filme enquanto obra cultural, alicerçada no contexto histórico-cultural através dos seus diferentes níveis de análise, em um processo que estabelece relações temporais dinâmicas, desde a época da sua produção até a contemporaneidade.
Para tanto, utilizamos como metodologia fornecer respostas às questões propostas pela grade de análise de filme enquanto obra cultural, que foi estudada na cadeira História Social da Arte e da Cultura, ministrada pela professora Teresa Amado, parte integrante do Curso de Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, oferecido pela Universidade de Évora.
Ao longo do desenvolvimento, objetivamos apresentar a ficha técnica da obra Young Mr. Lincoln, situar o personagem Abraham Lincoln no campo da iconografia, da historiografia e das artes a fim de trabalhar a sua especificidade; analisar a obra no contexto em que foi produzida, a partir de informações obtidas nas biografias do diretor, do roteirista e dos atores principais; analisar o filme cena a cena para identificar os elementos e as questões do contexto da obra que melhor contribuem para a compreensão de sua dimensão alegórica; e, por fim, analisar a obra a partir da perspetiva patrimonial, identificando o impacto que ela exerceu sobre seus diversos recetores ao longo do período em que vem sendo assistida.
O trabalho busca, portanto, construir uma interpretação sustentável da obra, a partir da perspetiva do património e da história social da arte e da cultura. Para tanto,