Educa o Ambiental e a Biodiversidade
Auria Guimarães de Fraga
Prof. Luciana Fofonka
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID 0195) – Zoologia I
02/06/14
RESUMO
Este trabalho reflete a ideia de que a Biodiversidade pode ser trabalhada na sala de aula, pois a escola é um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade. É essencial a sua parceria com as questões ambientais. Para tal prática, faz-se necessário a participação dos alunos nas atividades relacionados ao meio ambiente, buscando o conhecimento do assunto. É nesse contexto que os alunos buscam a realização e a vivência de um trabalho voltado para a descoberta da Biodiversidade presente bem próximo, o que é aprendido na escola é levado para a vida, e este sucesso alcançado pela proposta pedagógica da escola e o grupo envolvido torna os objetivos alcançados.
Palavras-chave: Biodiversidade, Prática, Etapas
1 INTRODUÇÃO
Na iniciação ao planejamento referente à Feira de Ciência na escola será necessário esclarecer a todos participantes, principalmente os novatos, que raramente eles serão classificados em primeiro lugar em relação à ideia defendida e que quanto mais participar, mais seus conhecimentos e experiências irão se acumular, propiciando cada vez mais o sucesso escolar e a experiência perante os conteúdos estudados.
Para que tudo ocorra bem, com resultados positivos, é necessário estabelecer objetivos, procurar sugestões e dicas, seguir etapas definidas anteriormente, com estes parâmetros teremos com certeza uma feira de Ciências com sucesso.
2 COMO PREPARAR UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
Para preparar uma Feira de Ciências é necessário um bom planejamento com objetivos claros e pré-estabelecidos e em comum acordo com o grupo, dentre muitos objetivos que podem ser traçados podemos citar: despertar o gosto pela Ciência; inspirar trabalhos em equipe; estimular a organização e a pesquisa; identificar problemáticas ambientais reais; promover