Administração e politica socioambiental sustentavel
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos falar muito em Administração e Política Socioambiental nas companhias, porem perceberemos que em alguns textos que falam em teorias de políticas socioambientais, prevalecem muito mais do que a pratica propriamente dita, pois o dinheiro, ou seja, o lucro e a ganância por cada vez mais riquezas giram em torno de poucos, sem olhar toda uma humanidade. Muitos pensamentos também são voltados para o meu “eu” que quer dizer, se estou fazendo a minha parte com relação as questões socioambientais.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Responsabilidade Socioambiental.
É a responsabilidade que as empresas tem para com a sociedade e com o meio ambiente, além de suas obrigações legais e econômicas. Porém algumas apenas seguem as normas e leis de seus setores no que diz respeito ao meio ambiente e a sociedade onde a ação não pode ser considerada de responsabilidade socioambiental, neste caso elas estarão apenas exercendo o seu papel de empresas junto as leis que lhe são propagadas. A questão socioambiental tem sido debate em muitos países, em desenvolver a introdução da sistemática ISO 14000. Este foi um padrão criado em benefício ao meio ambiente, para que as empresas avaliem os procedimentos tomados em relação aos seus produtos e serviços quando interagidos ao meio ambiente.
2.2 Problemas ambientais que enfrentamos na atualidade.
2.2.1 Desmatamento.
Hoje ainda existe um percentual muito alto de desmatamento das florestas tropicais, causando diversos problemas, tais como, queimadas onde ocorrerá a diminuição de produtividade dos solos, sem falar na biodiversidade que as florestas oferecem a humanidade.
2.2.2 Poluição do ar e do solo.
Ocasionada principalmente pelas indústrias de automóvel, pois as mesmas emitem os gases para a atmosfera, disposição inadequada de resíduos sólidos tais