Quercus
Quercus
Índice
1. Capa Pág. 1
2. Ante capa Pág. 2
3. Índice Pág. 3
4. Introdução Pág. 4
5. A Quercus Pág. 5
6. História Pág. 6
7. Objetivos Pág.
8. Núcleos Regionais Pág.
9. Áreas de trabalho Pág.
10. Projectos Pág.
Introdução
Alunas da disciplina de Linguagem, Pensamento e Cultura, de licenciaturas diferentes (Filosofia, Línguas Modernas e Português), dispuseram a fazer um trabalho sobre a Quercus. Logo a seguir à proposta ser feita à docente, dividimos o trabalho por cada uma, onde cada irá referir temas pertinentes sobre a Quercus, uma organização ambiental importante que luta pelo bem-estar do ambiente e da população.
Nesta área a Quercus reflete uma preocupação global em relação ao planeta e ao ambiente, alerta para a necessidade de se gerir melhor os recursos disponíveis. Os recursos são: agricultura, água, alimentação, alterações climáticas, ambiente urbano, biodiversidade, consumo sustentável, desenvolvimento sustentável, energia, espaço verde, floresta, litoral, mobilidade sustentável, ordenamento território, oceanos, permacultura, poluição, recursos naturais, resíduos, solos, vida sustentável.
Os muitos sinais do rápido processo de degradação do ambiente encontram-se facilmente visíveis: a comprovação dos efeitos globais de causas acumuladas ao longo de séculos e décadas, como são os casos, respectivamente, do efeito de estufa e da degradação da camada de ozono; o crescimento demográfico incontrolado; a destruição de solos aráveis com o consequente aumento da desertificação e a transformação de milhões de seres humanos em refugiados ambientais; a supressão ou degradação de valiosos habitats, com a irreversível perda diária de dezenas de espécies; a contaminação dos recursos hídricos de superfície e subterrâneos, assim como a crescente pressão sobre os estuários e as zonas litorais, etc.
Em primeiro lugar vamos dizer em que consiste a