Educação Ambiental
As questões ambientais devem ser trabalhadas e estudadas, dada a relevância do assunto nas abordagens contemporâneas, por isso o enfoque da temática nas escolas do Amazonas, incluindo sua capital, a cidade de Manaus, deve ser avaliado e redimensionado, considerando uma perspectiva mais regional para o conteúdo da Disciplina de Ciências Biológicas.
Em regra, a Amazônia é alvo de debates em fóruns internacionais e nacionais, onde povos distantes da realidade regional ponderam sobre os conflitos de sustentabilidade, conservação, biodiversidade, degradação e proteção da região. Para que a população local, participe, é necessário, que a mesma tenha conhecimento da regionalidade e dos termos utilizados nestas palestras e fóruns.
Os problemas ambientais não podem ser trabalhados e resolvidos, se a população não tem conhecimentos sobre os conceitos básicos de meio ambiente, sendo assim, a educação ambiental nas escolas pode ser uma ferramenta muito útil para assegurar sustentabilidade e consequentemente crescimento econômico e qualidade de vida à população.
Objetivos
Mensurar o nível de conhecimento sobre as questões ambientais, incluindo a cultura de meio ambiente regional, dos alunos das escolas da rede pública de ensino da cidade de Manaus, através de questionário, sendo este, elaborado de acordo com o coeficiente esperado de conhecimento para os níveis de ensino avaliados durante a Intervenção.
Realizar, após avaliação e diagnóstico da realidade escolar (conhecimento dos alunos), palestras e debates para elucidar as dúvidas e questionamentos dos alunos, identificados através das atividades realizadas, utilizando os recursos didáticos disponíveis na escola: filmes, noticiário (videoteca), revistas, jornais (noticias atuais), Computador, internet, enfim, procurar noticia de temática ambiental.
Fundamentação teórica
• Educação
O processo da aprendizagem pode ser evidenciado, desde os primórdios da pré historia, quando fomentou no homem a