educa 2
Utilizamos a pesquisa qualitativa, e quantitativa; tendo sido aplicada uma entrevista semiestruturadas com perguntas abertas que foram divididas por eixos, que são: concepção de aprendizagem, Concepção de distúrbios ou dificuldades de aprendizagem, O papel da família na aprendizagem, Método Didático, Política educacional e O papel da família na aprendizagem. A amostra consistiu em 50% das entrevistas realizadas com professores de escolas públicas, e 50% em particulares que compõem um total de 20 entrevistados. Os dados quantitativos foram dispostos em gráficos. Já os dados qualitativos, foram organizados por eixos de análise, que serão analisados junto as concepções teóricas.
Este trabalho foi realizado com alguns professores de escolas publicas e privadas de Piracicaba e região que ensinam no Fundamental II (5° ao 9° ano). O cenário que vemos hoje a Educação no país é um fator preocupante, já que no Brasil se tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Sendo que 30% dos analfabetos na região de Campinas são analfabetos funcionais que são pessoas que sabem escrever seu próprio nome, sabem ler e escrever frases simples, fazem cálculos básicos, contudo, é incapaz de