Eduação Inclusiva
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ESCOLA E INCLUSÃO SOCIAL
PROFª: LEONIR NASCIMENTO
ESCOLA E INCLUSÃO SOCIAL
MARIA ANDRÊZA DA SILVA
MARIA NADIR DOS SANTOS
MARIA IVoNI DOS SANTOS
MARIA AUXILIADORA DA C. FERREIRA
RITA LUCIANE MONTEIRO SANTOS
ITAREMA – CE 2014
INTRODUÇÃO
Inclusão social diz respeito à promoção de uma sociedade adaptada para receber as pessoas e deixá-la ser o que ela é, um cidadão. Esse processo deve iniciar na família, posteriormente, nas escolas.
Historicamente, as enormes desigualdades sociais, econômicas e culturais expressam uma das características mais marcantes do país. Em anos recentes, percebe-se um crescimento da consciência da sociedade e do governo quanto à necessidade de reverter-se essa condição, criando-se mecanismos de participação e controle social, programas, projetos e ações que indicam um movimento de transformações positivas.
O Brasil tem que superar esse quadro de injustiça social e desigualdade, porque há muitas dificuldades a serem superadas nas áreas de educação, assistência social, saúde, distribuição de renda e emprego..
Dentre os inúmeros problemas presentes dentro da sociedade brasileira e que exige soluções urgentes, a Educação Especial é um deles.
A proposta de inclusão social de alunos com necessidades especiais, no ensino regular, é hoje garantida pela legislação educacional brasileira. Contudo, a inclusão com garantia de direitos e qualidade de educação ainda é um sonho a ser alcançado, um caminho a ser construído, onde varias mudanças serão necessárias: estruturais, pedagógicas e sem duvidas capacitação de professores no que se diz respeito a lidar com situações corriqueiras do dia a dia de sala de aula.
Pretende-se, com este trabalho, compreender e repensar