Corporeidade e inclusão
LENILSA SERAFIM DE SÁ DE AZEVEDO, RU: 810386; TURMA: PEDAGOGIA.
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Volta Redonda/RJ
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LENILSA SERAFIM DE SÁ DE AZEVEDO, RU: 810386; TURMA: PEDAGOGIA.
.
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Educação Especial apresentado a UTA- Corporeidade e Inclusão, no curso de pedagogia.
Tutor Local: Maria aparecida de Andrade
Centro Associado: volta redonda
Volta Redonda/ RJ
2013
1 - Introdução
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de pesquisa e prática profissional: educação especial, da unidade temática de aprendizagem Corporeidade e Inclusão que teve como objetivo compreender os aspectos que envolvem a dinâmica da prática docente no processo de ensino e aprendizagem de aluno (as) em inclusão, que apresentam transtornos funcionais específicos, altas habilidades/ superdotação ou transtornos globais de desenvolvimento.
Portanto, os conhecimentos adquiridos nesta pesquisa e análise dos dados coletados instigou-nos o desejo de saber mais, para responder os questionamentos que surgiram diante do desconhecido. E foi nessa dinâmica que elaboramos esse trabalho como sujeitos críticos e reflexivos de nossa própria aprendizagem.
A Inclusão e corporeidade no cotidiano da prática docente é um tema que ainda gera muitas controvérsias, onde a inclusão visa trabalhar o aluno em suas diferenças e a corporeidade visa trabalhar o aluno na sua totalidade. E cabe ao docente encontrar um caminho que possa explorar toda a potencialidade de uma forma integral do seu alunado. E as escolas o desafio de encontrar a maneira de educar com êxito todas elas (Declaração de Salamanca, 1994, p.18). É fácil? Não, mas é necessário, porque o contexto sócio histórico atual nos mostra que somos todos iguais nas