edi fisica
IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.
Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.
Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura).
Os dados de referência para um adulto estão indicados abaixo:
< 18,5 - Abaixo do peso
18,5-24,9 - Normal
25,0-29,9 - Excesso de peso
30,0-34,9 - Obesidade Leve (Grau I)
35,0-39,9 - Obesidade Severa (Grau II)
> 40,0 - Obesidade Mórbida (Grau III)
É importante lembrar que essa tabela não é válida para crianças. O IMC infantil possui uma tabela específica que deve ser verificada ao longo do tempo. Isso porque as crianças têm tendência a emagrecer conforme vão crescendo.
Uma outra fórmula para cálculo da gordura corporal é denominada RIP (Recíproco do Índice Ponderal) e calcula-se dividindo a altura (em centímetros) pela raiz cúbica do peso (em quilos).
IAC
De acordo com o IAC (índice de adiposidade corporal) quanto maior o quadril, maior a chance do individuo estar acima do peso. Propõe a mudança do IMC, que mede a obesidade há quase 200 anos com base no peso e altura.
IAC (índice de adiposidade corporal) sugere que nosso conceito sobre beleza mude para uma visão mais saudável, por enquanto a pesquisa do IAC foi feita somente com afro americanos e alguns mexicanos. É necessário que seja feita a pesquisa em outros países para que se comprove a funcionalidade do IAC.
Mas o IAC já é um avanço, um novo método indicativo da obesidade.
ICQ
O ICQ (índice cintura/quadril) é utilizado para relacionar a gordura localizada na região abdominal e no quadril.
Algumas pessoas têm "forma de maçã", pois