Edgar Morin
Data de nascimento: 08 de julho de 1921 (92 anos)
Onde Nasceu: PARIS (Atualmente)
Onde viveu: Obrigado a se refugiar em Nanterre, durante a ocupação da Franca pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Qual a principal atividade: Antropólogo, sociólogo e filosofo francês judeu de origem Sefardita. Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa. É considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos da complexidade.
Quais os principais colegas de trabalho: Morin residiu na Califórnia, 1969 a convite de Salk Institut (centro de pesquisas biológicas, presidido por Jonas Salk, Premio Nobel de Biologia) onde conviveu com Jacques Monod – bioquímico e biólogo – e John Hunt- biólogo , dentre outros cientistas e pesquisadores que tinha como ponto comum desenvolver suas pesquisas e estudos com uma preocupação humanitária como individuo e a sociedade.
Fatos interessantes da sua vida:
1921-Edgar Nahum (depois de algun tempo adotou o sobrenome de Morin), filho único de um casal Judeu sefarditas (descendentes expulsos da peninsula iberica em 1492/1496). 1931- Depois da morte de sua mae Luna Beressi, que foi um forte impacto em sua infancia. A literatura tonou-se sua companheira inseparavel, desde que foi vive mais seu pai. Refugiava-se aos seus livros para não ter contato com sua familia e conversas com seu pai. Depois comecou a frenquentar cinemas assiduamente da sua regiao onde morava. Sua mãe, Luna Beressi, sofria de uma grave lesão no coração que a proibia de ter filhos (fato que ocultou ao marido). Edgar viria a ser fruto de