EdFisica
Residencia na Cidade de Porto em Portugal
Arquiteto: Alvaro Leite Siza
Com uma estrutura branca que se instala no sítio, juntamente com detalhes internos na cobertura, gera sensações ao visitante de interesse, assombro e contemplação, já que não busca conformar um espaço acolhedor, mas um espaço que se adapte ao seu estilo de vida.
A residência é como um laboratório de sonhos que representa motivos, ideias e tensões. As histórias e emoções condensam o simbolismo que representam as relações humanas. Espaços de transição, pórticos, luzes, maçanetas, portas, varandas e até algumas pinturas e móveis sob medida. Os volumes organizam-se em seções verticais e horizontais, com o escritório virado para a rua; a garagem e a área de serviço conformando uma articulação e, finalmente, a residência relacionada ao jardim. Uma piscina ocupa o sótão com as fundações. As áreas públicas e sociais localizam-se no nível superior.
As fachadas expressam os espaços internos, em contraste com o piso superior. Neste caso, a agressão externa cria tensões simbólicas, como se estivessem sendo pressionadas de fora para dentro, reduzindo os volumes, e dando lugar a uma imagem figurativa. A abstração geométrica rigorosa torna possível o desenvolvimento de um sistema de construção, em forma de losangos em ângulos diferentes, que conformam uma estrutura tridimensional, a qual por sua vez, deram as proporções corretas, horizontalidade e orientação.
ESTUDO DE CASO 2
A Residencia fica localizada em Brasilia, construída em 2009
Arquiteto: Marcio Kogan
O terreno da Casa Osler fica na extremidade do plano piloto de Brasília, na ponta de um dos braços do Lago Paranoá. A casa é um comentário poético sobre a arquitetura moderna, sobretudo o modernismo brasileiro, a partir de uma releitura contemporânea dos materiais e das técnicas construtivas.
A planta da casa Osler é estruturada a partir de um volume térreo, um volume suspenso e um deck com piscina externo. A