Comparações de Arthur e Josef K
TIPO DE ATIVIDADE: Comparações entre ARTHUR KIRKLAND (Personagem do Filme Justiça para Todos) e JOSEF K. (Personagem do Livro de Franz Kafka – O Processo)
ARTHUR KIRKLAND – FILME: JUSTIÇA PARA TODOS
Arthur Kirkland é um advogado idealista que se incomoda com o funcionamento do sistema judiciário, idealista que já teve vários desentendimentos (inclusive já foi preso por desacato) com Fleming, um inflexível juiz, que dizem apenas seguir as leis a risca, até que um dia Arthur Kirkland recebe com surpresa, a notícia de que Fleming foi preso, acusado do espancamento e estupro de uma jovem, e ironicamente quer ser defendido por ele, pois como todos sabem da rivalidade que existe entre os dois, Arthur Kirkland só o defenderia se tivesse certeza de sua inocência.
Em retribuição, Fleming promete rever um caso no qual Arthur tenta pôr em liberdade um cliente inocente, que está preso há dezoito meses, graças ao juiz.
ANÁLISE CRÍTICA
Entre participar do jogo e colher frutos do poder corrompido e correr o risco de perder a credibilidade conquistada com trabalho honesto, Arthur Kirkland optou pela segunda opção, onde mesmo com a promotoria sem provas conclusivas, Arthur Kirkland resolve expor a verdade no tribunal na presença de todos, contando tudo que sabia, onde poderia incriminar seu cliente.
Obs. Vale lembrar que o final do filme deixa uma mensagem, onde foi feito um “Acordo de cavalheiros” e o Juiz não seria condenado. (minha opinião).
LIVRO: O PROCESSO
Autor: Franz Kafka
O PROCESSO é um romance de Franz Kafka, que conta a história de um bancário que é processado sem saber o motivo, este é Josef K.
O perfil de Josef K. era de um funcionário exemplar, sendo que trabalhava num famoso banco e tinha um cargo de grande responsabilidade. Desempenhava sua função com muita dedicação, razão que o levou, em pouco tempo, a crescer na empresa.
Porém na manhã em que completara 30 anos, Josef K. foi detido em seu próprio quarto por dois guardas, que