eden
Sumário:
1. História - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - página 3
2. A restauração- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -página 4
3. Conquistas- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - página 6
4. Fontes - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - página 7
1. História
Os Sapais da Mesopotâmia, considerados por muitos cristãos como o Jardim do Éden, como se fosse o berço da humanidade, por seus plenos de água e vida natural.
Usado década de 1990 para punir tribos árabes nativas da região pantanosa, que haviam se revoltado contra seu governo após a 1º Guerra do Golfo, além de outros opositores que se refugiavam no local, Saddam Hussein drenou os rios que abasteciam a área.
Ele fez isso construindo uma rede de canais para desviar para o mar as águas dos rios Tigres e Eufrates.
Esta rara paisagem de pântanos, cercada de terras áridas, com lagos que cobriam 15 mil quilômetros quadrados no sul do país, que depois da construção da rede de canais, passaram a ocupar 10% de seu território original, tendo consequências devastadoras para a fauna, flora e povos que ali viviam.
2. A Restauração
Atualmente existe um grupo de engenheiros e biólogos liderados por Azzam Alwash que estão trabalhando na restauração dos pântanos e trazer de volta inúmeras espécies que faziam parte da fauna e da flora nativa da região.
Após fugir do governo de Saddam Hussein Alwash, que viveu muitos anos nos Estados Unidos, costumava acompanhar seu pai que era engenheiro do departamento de água do governo em suas viagens aos sapais.
Em 2003, após a ocupação do Iraque, Alwash voltou ao país para trabalhar nos pântanos, fundando a organização Nature Iraq. que é dedicada a fazer a proteção e a restauração do patrimônio natural do Iraque.
Quem visita os Sapais da Mesopotâmia,