ed infaltil
PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Manhuaçu
2009
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o tema Organização do Trabalho Docente. Módulo III.
Prof.ª Marlizete Cristina Bonafini Steinle.
Manhuaçu
2009
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na educação infantil a criança é concebida como um ser construtor, que pensa e, como tal, constrói seu conhecimento, reinventa conteúdos, aprende a partir da interação que estabelece com o meio físico e social desde o seu nascimento, passando por diferentes estágios de desenvolvimento.
Segundo a proposta oficial do Ministério da Educação para a educação infantil, se propõe a indissociabilidade das ações de educar e cuidar crianças de zero a seis anos:
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.” (BRASIL, 1998, 23).
Já o cuidar é entendido como:
“Valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos (...) Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas