Fome
INTRODUÇÃO 1
1. FOME 4
2. AS CAUSAS DA FOME 11
2.1. Causas tecnológicas 11 2.2. Causas econômicas 13 2.3. Causas políticas 13 2.4. Causas humanas 14
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
INTRODUÇÃO
Hoje a noite, depois de farto jantar, muitos de nos irão para a cama satisfeitos em saber que um substancioso café da manhã nos estará esperando ao acordarmos. Infelizmente, o estômago cheio, que promove esta sensação de bem-estar não e compartilhado por mais que um bilhão de homens, mulheres e crianças em todo o mundo que caem espasmodicamente no sono depois de comer pouco mais que algumas verduras raquíticas e talvez alguns goles de algumas lavagens liquidas passadas por leite. E amanhã, se forem felizes, haverá a mesma coisa. O fato e que a metade do mundo esta faminto e o pior ainda está por vir. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer, e porque tudo o mais já lhe foi negado. E uma espécie cerceamento moderno ou auxílio. A morte em vida. Exílio da terra. Quais as origens da crise mundial de alimentação? Colocado de maneira simplista seria o seguinte:
• Na maioria das regiões desenvolvidas do mundo a população está crescendo mais rapidamente de que o índice de produção de alimentos. • Há uma geração atrás, a América Latina, Ásia e África eram regiões excedentes alimentares. Exportavam cereais para os paises industrializados especialmente para a Europa. Agora a maré da alimentação e contraria, e assim, elas passam a importar alimentos.
“O mundo está no limiar da maior fome da historia”, em vastas proporções, afetando centenas, bilhões de pessoas. A alma da fome é a política. O resultado está aí, nos olhos de todos. Como falar da historia do Brasil sob este angulo? Afinal a fome faz parte da família brasileira desde dos tempos das capitanias hereditárias e, durante séculos, salvo honrosas exceções pouco se fez para combatê-la alem de discursos tão inflamados