Teoria da administração
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75).
Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer.
Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50). De acordo com as considerações de Maximiano, pode-se afirmar que Fayol claramente dividiu quem “pensa” de quem “faz”. Explique essa afirmativa. R: a administração deveria ser vista como função separada das demais funções da empresa. O maior impacto dessa idéia está em identificar o trabalho dos administradores e separá-los das atividades operacionais da empresa, à medida que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta a extensão das funções administrativas, e ao descer na hierarquia, aumenta a extensão das funções técnicas.
Salienta Fayol que “a importância de cada um dos elementos que compõem a empresa se relaciona com a natureza e a importância da