ed.física
A contração de um músculo biarticular acarreta movimento nas duas articulações, o que seria uma economia e daria melhor exatidão no movimento. Mesmo um músculo que tem ação monoarticular realiza movimento sobre duas articulações, logo deverá haver uma cooperação de todos os músculos.
A- AÇÃO DOS MÚSCULOS MONOARTICULAR
São aqueles que mobilizam completamente que cruzam, não podendo omitir que existam movimentos em articulações vizinhas, porém devem ser esquecida pela resistência externa, admitindo-se então que apenas coloque em movimento a articulação que cruza.
B - AÇÃO DOS MÚSCULOS BIARTICULARES
Sào os músculos que cruzam duas articulações sendo sua economia aparentequando vista em relação a ação sinérgicas dos monoarticulares, e que movem a mesma articulação na mesma direção. Os músculos entram em ação quando a duas articulações tem seus momentos gravitacionais em direções opostas, esta ação é distribuída entre duas extremidades de tal forma que a tensão exercida neutralizará o menor momento de rotação gravitacional antagônica de uma extremidade.
O efeito das forças é bem mais complexos, então se considerarmos uma articulação imóvel o músculo funcionará como monoarticular, tendo sua ação variável sobre cada segmento.
C - ALAVANCAS
Sabemos da perfeita integraçào do nosso organismo entre ossos, articulações e músculos. Cada uma atuando de maneira a integrar-se no efeito final que é o movimento. O corpo humano deve ser considerado como uma unidade mecânica em que os ossos atuarão como uma barra sólida e inflexível, na qual serão aplicadas forças, as articulações servirão de posto de refrência, verdadeira sede do movimento e os músculos vão agir como potência na produção do movimento e como resistência quando aliados ao peso dos segmentos ou de qualquer outro objeto externo.
TIPOS DE ALAVANCAS
A conceituação de força muscular através do movimento não é mais denominada pela sua intensidade e sim pelo seu