Ed.Fisica
Educação Física
Tema: Lordose
Aluna: Bruna Minozzo Malaquias
Professor: José
Ano: 2º A
Juara, dia 19/03/12.
O que é Lordose?
Lordose é um transtorno definido por uma curvatura excessiva da coluna para dentro. Ela difere das curvas normais da coluna nas regiões cervical, torácica e lombar, as quais são, até certo grau, cifóticas ou lordóticas. As curvas naturais da coluna posicionam a cabeça acima da pelve e trabalham como amortecedores de choque para distribuir o estresse mecânico durante o movimento.
A lordose pode ser encontrada em todas as faixas etárias. Ela afeta principalmente a coluna lombar, mas também ocorre no pescoço (cervical). Quando na coluna lombar, o paciente pode parecer excessivamente curvado nas costas, com a região das nádegas mais proeminente, com uma postura em geral exagerada. A lordose lombar pode ser dolorida e algumas vezes afeta o movimento.
A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose. A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é NORMAL nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal. A lordose é uma curvatura natural da coluna vertebral. Ela está presente na região cervical e lombar, enquanto na região torácica a curvatura normal é a cifose. Essas curvaturas estão presentes em todos os indivíduos normais. Sintomas da Lordose
• Modificação da Postura do corpo
• Limitação da mobilidade da coluna
Tratamento da lordose
O tratamento dos tipos de lordose é feito com fisioterapia, alguns exercícios e métodos de correção da postura do indivíduo, como o mais eficaz deles, que é o RPG (método de Reeducação Postural Global).