ecrans
Os fótons de raios X que formam a imagem radiográfica não podem ser vistos pelo olho humano. Então fez-se necessário usar receptores os quais convertam a radiação (informação) em imagem visível. Podemos usar dois métodos:
1) Uma película fotográfica pode ser exposta diretamente aos raios X.
2) A energia dos raios X é convertida em luz visível para então serem convertidas em imagem (ou impulso elétrico ou exposição na chapa).
Os raios X por terem um grande poder de penetração tornam-se difíceis de serem registrados. Uma folha de filme radiológico absorve de 1 à 2% apenas do feixe do raios X. Assim introduziu-se os ECRANS (os quais convertem os raios X em luz visível) que permitem reduzir a dose ao paciente bem como o tempo de exposição, minimizando o movimento do paciente.
Ecrans Fluorescentes
Os raios X tem a habilidade de fazer que certas substâncias (fósforos) emitam luz e radiação ultravioleta.
Luminescência: É definida como a habilidade de uma substância absorver radiação de comprimento onda curta, e converte-la em radiação de comprimento de onda mais larga no espectro visível, assim como no ultravioleta. Fluorescência: É a forma de luminescência na qual a luz que é emitida para tão logo quanto a radiação excitante deixa de se expor ao material. Fosforescência: É quando a emissão de luz continua, por um tempo, depois de se remover a radiação excitante. Nos ECRANS este é um efeito não desejado já que produz imagens múltiplas e até velar partes do filme. Existem impurezas (killers) que são introduzidas na estrutura do fósforo para controlar as áreas do cristal responsáveis pelo efeito fosforescente.
FÓSFORO
Específico aos ECRANS fósforo é um sólido cristalizado natural ou artificial que exibe a propriedade de luminescência quando exposto aos raios X. De acordo como o dicionário de ciências é uma substância que emite luz a temperaturas abaixo da temperatura na qual exibiria incandescência.
Classes de Fósforo: Por muito tempo os