radiologia etc
TIPOS, COMPOSIÇÃO E UTLIDADES
ÉCRANS > TIPOS:
Os que emitem luz azul: são fabricados de tungstato de cálcio.
Os que emitem luz verde: são fabricados de elementos de terras raras (elementos minerais pouco encontrados na natureza, como ítrio, bário, lantânio, gadolínio e tungstênio.)
Os écrans de terras raras tem mais vantagens sobre os écrans convencionais de tungstato de cálcio: a velocidade. São no mínimo duas vezes mais velozes, sendo rápidos, técnicas radiográficas menores podem ser empregadas, resultando em doses mais baixas.
Écrans com grãos grossos: são mais rápidos, porém, tem menor resolução, não tem boa definição, expõe o paciente a uma menor dose de radiação.
Écrans com grãos mais finos: são lentos, porém, tem melhor resolução espacial, imagem com boa definição.
SEMPRE DEVEMOS UTILIZAR FILME DE BASE AZUL, JUNTO COM ÉCRAN DE BASE AZUL E FILME DE BASE VERDE, COM ÉCRAN DE BASE VERDE (CASAMENTO ESPECTRAL). SE UTILIZARMOS ÉCRAN COM BASE VERDE COM FILME DE BASE AZUL, OU VICE-VERSA, O RESULTADO DA IMAGEM NÃO SERÁ SATISFATÓRIO, OU SEJA, SAÍRA UMA IMAGEM SEM DETALHES.
ÉCRANS VERDES SÃO MUITO MAIS UTILIZADOS QUE O AZUL, DEVIVO A SUA VELOCIDADE.
ÉCRANS > COMPOSIÇÃO:
Os écrans são compostos da seguinte maneira:
1) Gelatina. Responsável por manter o composto de prata na forma de microcristais de haleto de prata.
2) Revestimento. Cada gelatina tem um revestimento de material protetor para diminuir a possibilidade de danos a superfície do filme.
3)Suporte. É um tipo de segurança, composto de um plástico transparente geralmente tingido de azul.
ESTRUTURA DOS ÉCRANS: 1 BASE - 2 CAMADA REFLETORA - 3 CAMADA ATIVA - 4 CAMADA PROTETORA ÉCRANS > UTILIDADES:
Existem dois tipos de écrans, os intensificadores e os fluoroscópios.
Os écrans intensificadores, como o próprio nome diz, tem função de intensificar ou reforçar a ação dos raios-x sobre a película radiográfica e se dividem em normais, rápidos e ultra rápidos.