documento
Introdução
Esse projeto tem por objetivo abordar a composição dos filmes Radiográficos e Écrans, as etapas do processo de revelação, composição química do revelador e do fixador e suas funções.
Composição de filmes Radiográficos e Écrans
O filme radiológico é compreendido de quatro componentes básicos:
1. Base plástica Feita de acetato de celulose claro e transparente atuando como suporte para a emulsão.
2. Camada de Adesivo Fina Responsável em fixar a emulsão na base. 3. Emulsão Composta de cristas de halogenado de prata, brometos, que ficam envoltos em uma matriz de gelatina. Fica em ambos os lados, e depois de atingidos ficam sensibilizados e são reduzidos à prata negra metálica que fica visível no processamento.
4. Camada protetora Protege a emulsão de acidentes mecânicos e é feito de gelatina transparente.
Os écrans é uma peça cartonada, revestida em uma das faces por uma substancia a base de um sal denominada tungstato de cálcio. Tem uma camada de matéria impermeabilizante, celulóide, sobre a camada de tungstato de cálcio.
Os écrans são compostos de:
1. Gelatina Responsável por manter o composto de prata na forma de microcristais de haleto de prata.
2. Revestimento Cada gelatina tem um revestimento de material protetor para diminuir a possibilidade de danos a superfície do filme.
3. Suporte É um tipo de segurança composto de um plástico transparente geralmente tingido de azul.
Os écrans são divididos em écrans intensificadores e écrans fluoroscópios.
Estrutura dos Écrans
1. Base 2. Camada Refletora 3. Camada Ativa 4. Camada Protetora
Os écrans intensificadores tem função de intensificar ou reforçar a ação dos raios-x sobre a película radiográfica e se dividem em normais, rápidos e ultra rápidos. Emprega-se o tipo de écran de acordo com a técnica a ser realizada. Os écrans normais intensificam em 10% a ação dos raios, os médios em 20%, os rápidos em 40% e os ultra rápidos em 60%.
Etapas