ecoturismo
1.2.1 A realidade brasileira
O ecoturismo praticado no Brasil é uma atividade ainda desordenada, impulsionada, quase que exclusivamente, pela oportunidade mercadológica, deixando a rigor, de gerar os benefícios sócio-econômicos e ambientais esperados e comprometendo não raro, o conceito de imagem do produto ecoturístico brasileiro nos mercados interno e externo (BRASIL, 1994, p. 9).
Sob o nome Ecoturismo, muitas atividades tem sido praticadas, algumas com perfis esportivos, aventureiros ou científicos. Não importa. O contato com a natureza, a contemplação da fauna, da flora e das diversas culturas brasileiras estão garantidas na riqueza das paisagens brasileiras.
O que motiva as pessoas a comprarem um pacote de Ecoturismo é, primeiramente, o contato com a natureza, seguido da busca de aventura e emoções, da curiosidade, da necessidade de estar com amigos e conhecer novas pessoas, estudar o meio ambiente ou simplesmente, exercitar-se.
As atividades mais comuns são caminhadas por trilhas, por entre matas de rica biodiversidade, passando por grutas e cavernas, relaxando em banhos de rios e cachoeiras, passeios de barco e raftings, safáris fotográficos e visitas às comunidades tradicionais. Assim podemos ter observação de fauna e flora com guias especializados (biólogos bilíngües, p.ex.) na Floresta Amazônica, na Chapada Diamantina ou em Bonito.
As destinações mais vendidas no mercado paulista de Ecoturismo são variadas e suficientes para atender a todos os gostos e estilos. Os pacotes oferecidos pelas operadoras podem ser aéreos ou rodoviários e muitos podem ter sua saída garantida com apenas 2 passageiros, em vista das empresas estarem trabalhando com agências receptivas locais. A grande maioria possui infra-estrutura segura e profissional que conta com transporte, hospedagens rústicas e confortáveis, alimentação regional em regime de pensão completa, seguro-viagem, guias especializados e treinados, a maioria com