O valor do dinheiro e seus critérios de capitalização
Atividade: Individual 1
Título: O valor do dinheiro e seus critérios de capitalização
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
O mercado atual mundial e especificamente brasileiro encontra-se em constante fase de crescimento de alguns anos para cá. Devido a este constante crescimento, visando atender as demandas de seus consumidores, as empresas acabam tendo maior necissidade de investimento.
Partindo dessa informação, podemos verificar a necissidade das empresas de aplicar e captar recursos. Para tal mecanismo, utilizamos dois tipos de capitalização:
Capitalização de juros simples: a taxa de juros incide sobre o capital inicial, e somente sobre o capital inicial (VIEIRA SOBRINHO, 2006);
Capitalização de juros compostos: a taxa de juros incide sobre o capital inicial e também sobre os juros que vão se acumulando periodicamente – dia, mês, trimestre ou ano (VIEIRA SOBRINHO, 2006).
Justificativa
Inicialmente, podemos dizer que e um assunto de suma importância para discussão, tanto por ser um assunto polêmico quanto por possuir um decreto do art. 253 do Código Comercial Brasileiro de 1850, que transpassa a idéia de que o cirtério de capitalização composta, ou seja, a prática de contar juros sobre juros seja proibida. Além de possuir alguns países ou continentes que optam por determinado critério apenas por costume ou tradição.
Desenvolvimento
Como citado anteriormente, utilizamos dois critérios para capitalização de juros.
O critério de juros simples normalmente é utilizado para operações financeiras de curto prazo, em que o capital inicial e os juros são pagos de uma só vez no vencimento.
Com relação á empréstimos ou financiamentos e aplicações periódicas de recursos, como cadernetas de poupança, fundos de investimentos em renda fixa, fundos de previdência entre outras, utiliza-se o critério de aplicação de juros sobre juros ou capitalização composta.
Todos os planos de aplicação de