Desobstrução respiratória e RCP
Devemos ligar antes de tudo pra emergência, 192 SAMU e se for preciso 193 Corpo de Bombeiros, caso esqueça destes dois números sempre ligar para o primeiro numero de emergência que vier ao pensamento; o segundo elo é dar início a RCP; aplicar choque com um desfibrilador em até 6 minutos após a RCP. Se empregado em até 1 minuto há reversão em 70% dos casos, mas perde 10% da eficiência a cada minuto que não é empregado e o ultimo e seguir o tratamento a pós a ressuscitação da vitima.
2) Qual é o ciclo de reanimação cardiopulmonar em adultos e bebês?
Independente da vitima devemos efetuar 2 ventilações e 3 compreensões, sempre ao final deste ciclo fazer a avaliação da vitima novamente.
3) Quando devemos interromper a RCP?
Só devemos para com a reanimação cardiopulmonar, quando a vitima voltar ter batimentos cardíacos e a respirar, caso os batimentos volte, mas a respiração ainda esteja ausente devemos continuar com as ventilações; Ou então até que chegue uma unidade de saúde com equipamentos e profissionais aptos a darem seguimento mais amplo do procedimento de socorro a vitima.
4) O que fazer com uma vítima OVACE? (Obstrução parcial)
Devemos tentar fazer a retirada do corpo estranho com as mãos, caso contraria induzir a vitima fazer esforços, como tossir, para que possam expelir o mesmo.
5) O que fazer com uma vítima OVACE? (Obstrução total)
Devemos efetuar a manobra de heimilich em pé até que a vitima desobstruir a as VAS ou até que a vitima fique inconsciente, caso fique inconsciente, devemos deita-la, abrir as vias aéreas, se a vitima não estiver respirando efetuara duas ventilações, fazer 5 compreensões abdominais e verificar se não a corpo estranho visível para retirar manualmente.
6) Qual o ciclo de manobras de desobstrução de vias aéreas (Manobra de Heimilich) em bebês? 2 Ventilações, colocar a vitima com a barriga para baixo e a parte superior do corpo em declínio, efetuar 5 pancadas