questoes
1) Quais os 4 elos da corrente da sobrevivência?
1º elo - Reconhecimento imediato da emergência e acionamento do Sistema Médico de Emergência: ligue 192 ou 193;
2º elo – Início da reanimação cardiopulmonar no tempo útil de até 4 minutos após a RCP;
3º elo- Aplicação imediata de choque com um desfibrilador em até 6 minutos após a RCP. Se empregado em até 1 minuto há reversão em 70% dos casos, mas perde 10% da eficiência a cada minuto que não é empregado.
4º elo - Suporte Avançado de Vida seguido de tratamento pós-ressuscitação.
2) Qual é o ciclo de reanimação cardiopulmonar em adultos e bebês?
A vítima deve estar em decúbito dorsal (de costas) em uma superfície dura, tomando-se o cuidado para que a cabeça não esteja elevada acima do nível do coração. O socorrista se mantém ajoelhado, ao lado do tórax da vítima.
A identificação correta da metade inferior do esterno é muito importante.
Com a mão, localizar a margem inferior do rebordo costal da vítima. Percorrer o rebordo costal até identificar o apêndice xifóide. Colocar dois dedos acima do apêndice xifóide sobre o esterno. Atualmente é preconizado encontrar um ponto entre os mamilos sobre o esterno. Apoiar a palma de uma das mãos sobre a metade inferior do esterno. Colocar a outra mão sobre a primeira, de forma que ambas fiquem paralelas. Pode entrelaçar os dedos ou mantê-los estendidos, mas não apoiá-los sobre a caixa torácica. O objetivo é impedir que a força de compressão seja efetuada sobre as costelas, podendo fraturá-las.
Alinhar os ombros sobre o esterno da vítima, mantendo os cotovelos estendidos. A força de compressão deve ser provida pelo peso do tronco do socorrista e não pela força de seus braços.
Exercer pressão vertical, comprimindo a parte inferior do esterno com profundidade de 5cm (adultos e crianças). As compressões devem ser regulares e ininterruptas, seguidas de relaxamento com o mesmo tempo de duração de cada compressão. O ideal é verificar se a