Ecotoxidade
Toxicologia é a parte da medicina que trata dos venenos e de sua ação. O ramo da toxicologia preocupado com o estudo de efeitos tóxicos causados por poluentes naturais ou sintéticos, sobre quaisquer constituintes dos ecossistemas é a ecotoxicologia.
A ecotoxicologia tem foco maior na pesquisa dos efeitos tóxicos causados pelos poluentes e as influências desses agentes sobre diversos níveis de organização biológica: celular, individual, populacional, da comunidade e do ecossistema.
2. Quais motivos levaram o homem a se interessar pelo estudo da ecotoxicologia?
Foi impulsionado devido a se constatar a necessidade de estudar os agentes tóxicos, que devido a mau manuseio, causavam acidentes de alto grau de periculosidade.
3. Atualmente quais as substâncias são as principais responsáveis pela contaminação das reservas de água doce em nosso país?
Podemos citar: esgotos, monóxido de carbono, poluição, produtos derivados de petróleo, bactérias, fertilizantes, inseticidas, fungicidas, herbicidas, nitratos, metais pesados, resíduos industriais diversos, etc.
• R: Somente 3% do total da água do planeta é doce e grande parte dessa reserva já está poluída ou continua ameaçada pela poluição.
Na cidade a água é contaminada por esgoto, monóxido de carbono, poluição, produtos derivados de petróleo e bactérias.
A agricultura contamina a água com fertilizantes, inseticidas, fungicidas, herbicidas e nitratos que são carregados pela chuva ou infiltrados no solo, contaminando os mananciais subterrâneos e os lençóis freáticos. A água subterrânea também é contaminada por todos estes poluentes que se infiltram no solo, atingindo os mananciais que abastecem os poços de água de diversos tipos.
Poluentes:
• Produtos tóxicos minerais (sais minerais de metais pesados, ácidos, álcalis, fenóis, hidrocarbonetos, detergentes, etc).
• Fenóis, hidrocarbonetos, resíduos industriais