REI LEAO
O filme é inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme da Disney Bambi; nas histórias de José e Moisés, da Bíblia; e principalmente na clássica história de Osamu Tezuka: Kimba, o Leão Branco. O sucesso levou a uma adaptação teatral, na Broadway desde 1997, e duas sequências, O Rei Leão 2: O Reino de Simba e O Rei Leão 1½.
Enredo
O filme conta a história de Simba, um pequeno leãozinho que é filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi. O recém-nascido recebe a bênção do sábio mandril Rafiki mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maldoso irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade, um javali chamado Pumba e um suricate chamado Timão, que lhe ensinam a filosofia do "Hakuna Matata" (sem preocupações). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado.
Personagens
Mufasa: O rei, pai de Simba, irmão de Scar e parceiro de Sarabi. Um rei justo e bondoso para com sua família e seu povo, tentando manter a ordem e a paz no reino e conduzindo seu filho Simba no bom caminho, afim de que este um dia dê continuidade ao reino do pai. É irmão do sagaz e sádico Scar, o qual é um obstáculo em seu caminho, planejando tomar seu reino. Scar o faz, quando, através de uma armadilha, mata Mufasa e expulsa Simba do reino tornando-se rei em seu lugar.
Scar: Irmão de Mufasa. Invejoso, Scar lamenta o fato de seu irmão ser rei e ele não. Nutre ódio por seu sobrinho Simba(filho de Mufasa) por ter tomado seu lugar na ordem de sucessão ao trono. Scar faz aliança com as hienas do exílio afim de que estas o ajudem em sua cilada contra Mufasa e Simba, prometendo recompensá-las. Através